terça-feira, 22 de julho de 2014

VAI FAZER EXERCÍCIO? ALONGUE-SE!..



Que é extremamente importante fazer alongamento antes de praticar exercícios, todos estão cansados de saber. 
O que a maioria desconhece é que o alongamento é considerado uma das atividades físicas mais completas, já que, quando realizado corretamente, movimenta todos os músculos do corpo.
Além de exercitar e prevenir lesões, ele mantém o corpo relaxado, auxilia na correção da postura, melhora a circulação sanguínea e acaba com dores musculares. A capacidade de concentração também é trabalhada, graças à sequência de exercícios realizados durante essa atividade.
Nem as pessoas mais tímidas, que não gostam muito de sair de casa, têm como fugir desse exercício. Isso mesmo, você não precisa ter um lugar específico para realizá-lo!
O alongamento pode ser praticado em casa, no carro – para relaxar enquanto enfrenta o trânsito -, ou até mesmo em um parque aberto, em meio à natureza.
4 dicas fundamentais  para praticar alongamento corretamente:
*Não existe horário certo para fazer alongamento, mas um bom momento seria pela manhã, quando o corpo já vem de um estado de relaxamento.
*Se você pratica esporte, é importante que o alongamento seja feito antes da realização da atividade física.
*Se você não pratica esporte, o ideal é que o alongamento seja realizado de duas a três vezes por semana.
*Assim como outros exercícios, para que o alongamento seja realizado da maneira correta, é sempre importante consultar um especialista.

Postado por Equipe Viva los Senior 14/07/2014

Cuidador de Idosos: Higiene e Conforto


HIGIENE E CONFORTO: CUIDADOR DE IDOSOS


TEMPO......

Foto

terça-feira, 1 de julho de 2014

O PODER DO SORRISO...

Você já parou pra pensar no que te faz sorrir?

Imagem: Shutterstock

Muitos dizem que os olhos são a janela da alma. Então, parei e refleti sobre o sorriso, será ele o retrato do que passa em nossos corações. Como assim?
Você já se percebeu em situações onde de repente você se pega sorrindo espontaneamente, situações simples como: uma propaganda, pessoas na rua, um desconhecido que te faz uma gentileza, um elogio do seu cabeleireiro, do seu filho(a), marido ou esposa.
Ou até mesmo quando está brincando com seu neto(a) e ele ou ela, te faz fazer coisas que você nem imagina….. como jogar vídeo game, brincar de boneca, comer brigadeiro e se lambuzar e depois ganhar aquele abraço gostoso de amor e aí vem o seu sorrisão caprichado de carinho.
E você que por algum motivo vive só, mas que se sente completo por ter momentos de simplicidade que te fazem sorrir, seja por uma boa leitura, uma caminhada na praia , na praça, ou ter o seu animal de estimação que é tão fiel e que demonstra tanto carinho. Não podemos esquecer os momentos com os amigos recordando, revivendo e até disputando um pouco com o famoso joguinho de baralho, cartas, buraco, entre outros.
É meus amigos, momentos como estes, de sorrisos, devemos estimulá-los em nossas vidas e rechear nossos corações de muita alegria e energia positiva.
Como diz Mario Quintana em sua poesia:
” Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto,
Mesmo quando a situação não for muito alegre…
E que esse meu sorriso consiga transmitir paz
para os que estiverem ao meu redor.
Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém…
E poder ter a absoluta certeza de que esse alguém
também pensa em mim quando fecha os olhos,
que faço falta quando não estou por perto.
Queria ter a certeza de que apesar de minhas
renúncias e loucuras, alguém me valoriza
pelo que sou, não pelo que tenho…
Que me veja como um ser humano completo,
que abusa demais dos bons sentimentos
que a vida proporciona,
que dê valor ao que realmente importa,
que é meu sentimento…e não brinque com ele.”
Postado por: Equipe Terceira Idade | Em: Positivismo

5 ATITUDES PARA SER MAIS FELIZ NO DIA A DIA...

Imagem: Shuterstock
Encontrar a felicidade nas mais diversas áreas da vida é o objetivo de muitas pessoas, afinal, ela é o combustível que nos move no dia a dia. Entre as principais áreas estão a profissional, sentimental e, claro, a familiar.
Sabemos que não existe uma fórmula exata para encontrar a felicidade e que ela nem sempre está relacionada com a aquisição de bens materiais. Porém, algumas medidas tomadas diariamente ajudam qualquer pessoa, independente de cor, sexo ou religião, a ser mais feliz.

No livro denominado The World Book of Happiness, o escritor belga Leo Bormans coletou as descobertas dos maiores especialistas do mundo sobre a psicologia da felicidade e listou quais são as medidas a serem tomadas para ser mais feliz todos os dias. Dentre elas estão aceitar o que se tem. Ou seja, para ser feliz é necessário aproveitar as oportunidades e/ou situação na qual vivenciamos.
Na publicação também aborda que um dos erros mais frequentes é associar a felicidade a algum evento que aconteceu ou que está para acontecer como casamentos, nascimento dos filhos, mudança de emprego ou promoção no trabalho. O ideal, de acordo com o autor, é antes de tudo gostar do que faz, sem necessariamente pensar no retorno que lhe trará – seja esse retorno financeiro ou por destaque – e viver cada momento de uma vez. Ou seja, deixar o passado no passado e viver o presente intensamente.
Anotou essas dicas? Veja outras cinco medidas e atitudes a serem tomadas diariamente para garantir uma vida mais feliz e agradável:
1. Pense positivamente: pessoas positivas são mais racionais. Além disso, sempre veem um lado bom em algo ou alguém. Para sempre pensar positivamente, especialistas recomendam que, ao passar por uma situação turbulenta, feche os olhos e sorria. Assim, a vida fica mais leve.
2. Seja você mesmo: é importante nunca esconder quem você é ou o que você pensa, pois acaba provocando um desgaste emocional. Por consequência, esse desgaste sentimentos contrários à felicidade, como tristeza e angústia. O ideal é sempre expor os sentimentos quando necessários e evitar fazer comparações com outras pessoas que são mais espontâneas ou naturais.
3. Faça o bem: independente de ser para pessoas próximas ou desconhecidas, pequenos gestos de generosidade com alguém melhora não apenas o seu dia, mas o daquela pessoa, na qual você ajudou. Além disso, atitudes de bondade trazem felicidade, sentimento de conforto e motivação. Mostre sua generosidade também ao agradecer alguém por algo que ela te fez ou ao elogiar outra pessoa por algo que ela conquistou.
4. Fuja das preocupações: cada coisa no seu devido tempo. Sendo assim, evite ficar preocupado com algo que não acontecerá brevemente. Outra dica é não se sentir culpado por algo que não deu certo. Muitas vezes a preocupação em tentar conquistar um objetivo que anteriormente não foi alcançado pode causar estresse, irritação e desmotivação. Tire um tempo para refletir e descansar a mente da correria do dia a dia.
5. Passe mais tempo com quem ama: seja com a família ou com os amigos, é sempre importante dedicar um pouco de tempo para aquelas pessoas que gostamos que estejam do nosso lado. Boas relações podem trazer mais alegria ao seu dia e ainda diminuem o estresse.
 Postado por: Equipe Terceira Idade | Em: Diversos

ALGUMAS COISAS MUDAM....E OUTRAS, NEM TANTO…

Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock

Hoje em dia, nas grandes empresas, muitos funcionários já não sentam e trabalham em seus computadores, eles utilizam seus celulares (smartphones) e blocos inteligentes (tablets). Neles, eles podem ler e responder seus e-mails corporativos, visualizar apresentações e analisar planilhas financeiras.
Desde sua criação, a computação passou por várias fases: a dos mainframes (criados em 1946, utilizavam a computação centralizada em uma única máquina – daquelas gigantescas, que ocupavam uma sala inteira e tinham a capacidade de processamento menor que uma calculadora de bolso atual), a era do PC (sigla em inglês para computador pessoal – os computadores de mesa que conhecemos desde os anos 1980), a era da Internet (criada, acredite, nos anos 1950 para fins militares, mas que só começou a ser mundialmente utilizada nos anos 1990) e, agora, a era do “Sempre Conectado”.
Mas quem pensa que a era do mainframe acabou está muito enganado! Todas as nossas transações bancárias ainda são efetuadas por esses gigantes da computação. A rapidez e confiabilidade desses equipamentos nunca foram substituídas pelos bancos, apenas os modelos foram sendo trocados. Continuam sendo grandes, mas com poder de processamento ainda maior.
Sabemos que algumas coisas mudam e outras não. Eu, por exemplo, prefiro ter um computador do tipo “desktop” – que fica na mesa –, porque utilizo grande poder de processamento para jogos. Para quem usa a internet, troca e-mails e joga cartas tipo paciência, se adapta bem ao notebook e por ai vai.
Percebo que a tecnologia veio para facilitar a nossa vida, adiantar coisas que antes eram demoradas, para sobrar mais tempo para nós mesmos e para conhecermos o mundo.
Nunca foi a França? Não faz mal, visite o Google Earth e você vai se sentir lá. Quer visitar um museu de história natural? É só clicar num link da internet e passear por todas as salas, como se você estivesse lá.
Antes tínhamos 6 amigos, hoje podemos ter milhões!
Postado por: Equipe Terceira Idade | Em: Curiosidades

SAÚDE DA COLUNA DO IDOSO. VOCÊ CUIDA DA SUA?????????


As dores na coluna vertebral não mata, mas é um grande problema hoje para a sociedade, governos e planos de saúde. Estima-se que 80% da população mundial tem ou terá um episódio de dor nas costas. Somente no Brasil são aproximadamente seis milhões de pessoas com hérnia de disco.
Hoje é muito comum os problemas de coluna terem início na fase jovem. Após a fase adulta o processo de degeneração se instala por definitivo onde a lesão se manifesta com mais frequência e incapacidade. Acreditamos que a tecnologia, a automação e mudança de comportamento das pessoas estão contribuindo para essa nova epidemia. Devemos todos nós, profissionais de saúde, estimular os jovens às práticas saudáveis de esporte, assim como os adultos e idosos, mesmo se a doença já esteja instalada.
As causas das lombalgias na sua grande maioria são inespecíficas, podendo ter como mais frequência a genética do paciente, os problemas inflamatórios e musculares. As doenças degenerativas da coluna vertebral devem ser pesquisadas como fatores multicausal. Alguns estudos associam o diagnóstico de dor na coluna a um conjunto de fatores, tipo: estado socioeconômico, sexo, idade, tipo de trabalho, fumo, atividade esportiva, composição corporal, problemas psicossomáticos, peso e postura.
Principais doenças e lesões da coluna vertebral
As principais doenças da coluna vertebral são: Hérnia de Disco, Osteoporose, Escoliose, Estenose Lombar, Lordose, Dor Ciática, Instabilidade Vertebral, Degeneração Discal, Whiplash, Cifose, Espondilólise, Espondilolistese, Cervicalgia, Dor Lombar, Lombalgia e Protrusão Discal.

Conheça o Guia de Postura e o Guia de Exercícios para Coluna Vertebral
O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) tem pesquisado os gestos e comportamentos dos pacientes em seu dia a dia e constatou que, na grande maioria das vezes, as dores são provenientes do trabalho pesado ou de vícios posturais que se perpetuam devido à falta de pequenas mudanças ou orientações.
Foi criado o Guia de Postura e Guia de Exercícios para Coluna Vertebral, onde o objetivo aqui é enfatizar a importância da atividade física bem orientada para o fortalecimento dos músculos profundos da coluna vertebral, fundamental para afastar as patologias nesta nobre estrutura do corpo, além de derrubar alguns mitos – como o que responsabiliza a falta de alongamento. Vamos ainda mostrar como corrigir a postura nas mais variadas tarefas do cotidiano, algo que, juntamente aos exercícios, atuará na prevenção das patologias da coluna.
Este é o mesmo Guia de Postura e Guia de Exercícios que foi destaque no Programa Globo Repórter, em uma edição sobre Doenças da Coluna Vertebral.